Novo aqui? Alguns posts que deveria ver:

Temas
Mapa do Blog
Mídias oficiais do Blog

terça-feira, 29 de março de 2011

KiCad

Hoje vou apresentar um ótimo software para desenvolvimento de diagrama esquemático e layout para PCI. Fora o fato de ser muito bom, outros pontos interessantes nele são que ele é gratuito e Open Source, licenciado sob a GPL, e funciona tanto no Windows como no Linux e no Mac OS X. Pra quem não sabe, Open Source significa "código aberto", isso quer dizer que se você entender de programação você pegar o código do programa e alterá-lo sem problema algum, desde que siga as regras da licença.

Então, vamos começar logo a falar de KiCad!


KiCad

Site

kicad
Fonte: http://kicad.sourceforge.net/wiki

*Repetindo, só vou apresentar o programa, então quem esperava um tutorial para ajudar a se tornar um mestre no programa, desculpe. Quem sabe um dia.


O KiCad é a parte de gerenciamento do projeto. Apartir dele, fora gerenciarr os arquivos do seu projeto, você tem acesso às demais ferramentas da Suite como mostra a imagem acima. De certa forma uma ferramenta complementa a outra, mas funcionam de forma independente. Na versão atual do projeto, você tem a sua disposição os programas: EESchema, CVpcb, PCBnew, GerbView, Bitmap2Component. Vamos ver um pouco sobre cada ferramenta.


EESchema


EESchema

Com esse programa você pode criar o diagrama esquemático do seu projeto. Inserindo componentes, ligações, barramentos, definindo valores e referências, etc. Também é possível testar as ligações do circuito com uma ferramenta interna chamada ERC(Electrical Rules Check). E no final, se pretende desenvolver um layout para placa de circuito impresso, você pode gerar a netlist para depois importar para o programa de edição de layout PCBnew.


CVpcb


CVpcb

Em alguns casos, antes de importar o netlist gerado no EESchema para o PCBnew, é necessário fazer a associação dos componentes(símbolos) usados no EESchema aos seus "footprints" que são os componentes desenhados em suas dimensões reais para o layout da placa. Então usamos o CVpcb para fazer essa associação.


PCBnew


PCBnew

Aqui começa o desenvolvimento do layout para PCI(placa de circuito impresso). Você pode importar a netlist gerada no EESchema - o arquivo de netlist tem os componentes usados e suas respectivas ligações feitas no EESchema - ou desenhar tudo do zero.

No PCBnew existe uma ferramenta que permite visualizar a placa com os componentes e trilhas em 3D. Mas importante que os componentes utilizados tenham associados seus modelos em 3D também. É possível criá-los usando algum software de modelagem 3D. No site do KiCad eles comentam sobre o programa Wings3D.


GerbView


GerbView

Feito o layout no PCBnew, você pode gerar arquivos para o GerbView. Com o GerbView você pode visualizar os arquivos de serigrafia gerado no PCBnew. Você incluir ou excluir layers, entre outras coisas. E então imprimir as imagens para trabalhar com a placa(transferência, mapa para furação, etc).


Bitmap2Component


Ele permite importar um arquivo de imagem(png, bmp, etc) para criar um componente - símbolo ou footprint - a partir dela.


Site



Segue o site(na verdade tem vários) do KiCad para quem se interessou no programa:


http://www.gipsa-lab.inpg.fr/realise_au_lis/kicad/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário