Novo aqui? Alguns posts que deveria ver:

Temas
Mapa do Blog
Mídias oficiais do Blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Flip-Flop

É um tipo de contador usado como Multivibrador biestável(dois estados) e para formar memórias de um bit .Vou explica um pouco sobre contadores Flip-Flop no geral.

Contadores Flip-Flop possuem entradas assíncronas :S(set=NL1) e R(reset=Nl0), são aquelas que não dependem de um pulso de clock e entradas síncronas:K e J e essas dependem do clock, e possuem duas saídas onde são controlados os estados da saída Q e Q'. São divididos em dois grupos:Assíncrono e Síncrono

Assíncrono:

É aquele contador que possui uma dependência com o contador anterior, ou seja,aquele que precisa do pulso de clock do contador anterior para pode funcionar.Para fazer contagem deve saber quantos FF(Flip-Flop)será usados , então usamos a fórmula 2ᶰ≥(o número que você deseja que contar) e ᶰ= n°de FFs.A contagem é feita em linguagem Hexadecimal.

Síncrono:

Esse contador é aquele que o pulso de clock é o mesmo para todos os FF utilizados. no contador síncrono podemos obter a sequência que quisermos.

Agora apresentarei os tipos de contadores FF existentes.

Tipo T

flip flop tipo T

É aquele quando a entrada T estiver em NL1 , mudará o sentido da saída sempre que o clock seja modificado e quando for NL0 mantém a saída,ou seja, a saída(Q) compara a entrada(T) e se os dois são iguais a saída será mantida e não mudando o sentido da saída , e a quando saída(Q) e a entrada(T) são diferentes , saída muda de sentido da saída. Para mais entendimento olhe a tabela verdade.

Tabela FF Tipo T
TQQ'
FFF
FV V
VFV
VVV
OBS:Q'=Saída depois da comparação

Tipo S-R

flip tipo SR

Esse tipo de Flip-Flop altera sua entrada através de um pulso de clock.Esse pulso pode se mantido todo tempo(modo Clock) ou somente até a mudança de estado(modo trigger).

O Flip-Flop fica no modo set(activado) quando estiver a entrada S estiver em NL1 e R em NL0. Para desactivar o Flip-Flop S deve estar em NL0 e R em NL1. Desse jeito podemos escolhe como o Flip-Flop deve funcionar. Quando S e R estiverem em NL0 o sinal na saída não muda e quando estiverem em NL1 não são usados.Veja a tabela:

Tabela FF Tipo S-R
RSQ
FFF
FV V
VFF
VV-

Tipo J-K

flip flop tipo JK

Esse Flip-Flop aprimora o funcionamento do tipo S-R fazendo com que R=S=1(NL1) seja usado e quando isso acontecer o sinal será invertido.

OBS:No tipo J-K S=R será igual a J=K.

Veja a tabela

Tabela FF Tipo J-K
JkQ
FFF
FV F
VFV
VVF

Tipo D

flip flop tipo D

Esse tipo armazena o NL da entrada, pois possui uma saída ligada com a entrada.Pode se utilizado como memória de um bit.

Veja a tabela

Tabela FF Tipo D
DQ
FF
VV

CIs geralmente utilizados como Flip-Flop:

Tipo T =4027,Tipo J-K=4027 ,Tipo D=4013 e tipo S-R= 4043

Nenhum comentário:

Postar um comentário