Novo aqui? Alguns posts que deveria ver:

Temas
Mapa do Blog
Mídias oficiais do Blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

USB tester - evite a queima de seu pendrive!

Um pessoa na escola andou tendo problema com alguma máquina que parece estar com a polaridade das interfaces USBs forntais invertidas. Aparentemente o pendrive funciona normal, porém depois que remover o pendrive da máquina é queima.

Então um colega de sala teve a brilhante idéia de fazer um simples e eficiente circuito para testar a polaridade da interface USB. Basicamente um conector USB macho soldado a um circuito composto de um LED e um resitor. Então vamos ver como montar essa ferramenta


Pinologia do conecto USB

PinoNomeCor do caboDescrição
1VCCVermelho+5 VDC
2D-BrancoData -
3D+VerdeData +
4GNDPretoGround
fonte:http://pinouts.ru/Slots/USB_pinout.shtml

Conector USB macho

Eu fiz uma pequena modificação em relação ao que meu colega fez, incluindo mais um LED. Sendo que o primeiro LED(verde) indica que a polaridade da porta USB está correta e o segundo LED(vermelo) indica que está invertida. Ao observar o circuito conclui-se então que os dois LEDs NUNCA acenderam ao mesmo tempo, se isso acontecer tem algo de errado com o seu circuito. Se ambos os LEDs estiverem apagados pode ser que um deles ou ambos tenham queimado, ou ocorreu algum problema no seu circuito(ou conector), ou ainda que tem algum problema na porta USB.

Usando a lei de Ohm calculamos o valor para o resistor de polarização do LED. Temos 5V de alimentação para o LED, adotando as características do LED como 2V e 20mA, temos um resistor em série de 150Ω. Se você estiver usando outro LED ou costuma adotar outros valores para o LED, então faça o cálculo seguindo as especificações que tem.

A seguir, o diagrama esquemático do circuito.


circuito USB tester

Com relação à montagem, fica a sua escolha e vai depender do que tem em mãos. No momento em que montei, eu tinha apenas um pendrive velho que não funcionava mais, e então removi o conector dele para usar, e soldei diretamente todos os componentes sem auxílio de fios ou placa. Mas se quiser fazer algo bonitinho e bem feito(o que eu recomendo hehehe) fabrique uma pequena placa.

4 comentários:

Marcel disse...

Eu queria um abajour led.. vou usar sua idéia e construir o negócio.. valeu!!

Sidnei disse...

Pois é, da pra fazer um abajur apartir daí fácil né. Mas já que deu a idéia, vou ver se desenvolvo um mais incrementado.

Marcus disse...

Tenho uma ideia boa de abajur, mas sem ser com led .

KurosuEdge disse...

Uia zé! Lembro que vi a respeito desses tipos de aparelho no curso de montagem e manutenção, meu professor disse que nunca era bom arriscar seus dispositivos USB nos conectores da frente, sempre nos de trás (Já que aqueles troços de trás são soldados na placa, rs).

Mas é sempre bom andar com um desses na mão, lembro que um colega meu teve a infeliz sorte de queimar meu pendrive de 4 GB o conectando nas portas da frente T.T(um dia o mato)

Parabéns pela toque, vou ver se consigo criar um desses ou comprar um ja feito, rs.

Até mais \o

Postar um comentário