Novo aqui? Alguns posts que deveria ver:

Temas
Mapa do Blog
Mídias oficiais do Blog

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Transformadores

Nessa postagem de hoje falarei um pouco sobre os transformadores que são muitos utilizados na área de eletrônica.

Transformadores no geral são constituídos de dois enrolamentos com um núcleo em comum. O primeiro enrolamento converte a energia eletrica em magnética e no segundo enrolamento a magnética será convertida em elétrica.

O seu principio de funcionamento é baseado na indução eletromagnética, ou seja, em um dos dois enrolamentos a tensão aplicada vai da origem a uma corrente , por sua vez essa corrente criará um campo magnético que irá induzir a corrente no outro enrolamento e consequentemente uma tensão.

No enrolamento primaria aplicaremos a tensão a ser convertida e o enrolamento segundaria onde sai a tensão convertida. Cada enrolamento possui um numero de espiras que são responsáveis pela conversão , ou seja a tensão na saída será proporcional ao numero de espiras e da tensão de entrada.

Fórmula.

VP/VS=NP/NS

VP=Tensão de entrada VS=Tensão na saída NP=Número de espiras no enrolamento primário NS=número de espiras no secundário

Um transformador ideal deve possuir uma potencia no primário igual ao do segundaria, desse modo não haverá perdas, com isso temos a fórmula:

PP=PS VpxIP=VSxIS PP=potência no primário PS=potência no secundário IP=corrente no primário IS=corrente no secundário Desse modo temos:

VP/VS=IS/IP

No transformador real a potencia no secundário é menor que a do primário e com isso havendo perdas assim demos: PP=PS+PD. PD=potência perdida

As principais perdas ocorrem no núcleo e nos enrolamentos. Nos enrolamentos ocorre perda por causa da resistência do fio , onde parte da energia é convertida em calor que é chamado de efeito joule. No núcleo as perdas ocorrem pela reversão magnética pela mudança no sentido da corrente o chamado efeito Histerese, isso ocorre pela dispersão do campo magnético e pelas correntes parasitas de Foucault , que fazem o núcleo aquecer , desse modo haverá uma redução do campo magnético principal.

Para podermos evitas as perdas por Foucault , o núcleo deve ser constituídos de chapas laminados e isolados por um verniz . Para diminuirá a perda por Histerese o material deve ser de aço-silício.

Encontramos varios tipos de transformadores , que variam de acordo com a aplicação. Como exemplo temos o transformador de alta tensão(Flyback), cujo o nucleo é de ferrite e seus enrolamentos possuem caracteristas para trabalharem com alta tensão.

Uma caracteristica importante é o tipo de enrolamento que pode ser simples , multiplo ou com derivações.

O transformador pode defasar a tensão de saída em relação a de entrada. Isso ocorre quando os enrolamentos não coincidem, ou seja , se sentido do enrolamento no primario estiver o mesmo sentido do segundario nado ocorre ,mas se o secundario estiver em sentido diferente a tensão na saída será defasado em 180°.

O transformador com derivação central ou center tap, o transformador terá duas tensões de saida com mesma amplitude, mas defasadas uma da outra em 180°.

Qualque duvida só coloca-las em comentarios e até uma próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário