É um CI muito utilizado para criação de circuitos temporizadores, por ser versátil e ter um baixo custo.Podemos criar temporizadores que operam em dois diferentes modos, mas antes de falar sobre os tipos de temporizadores vou explicar um pouco sobre o CI no geral , para que possam ter um entendimento amplo sobre ele e desse modo poder entender a aplicação como temporizador.
O 555 possui uma frequência e um ciclo de trabalho que controlamos com dois resistores e um capacitor externos. Podemos utilizá-lo como um delay(gerador de atraso) e que podemos controlar com um resistor e um capacitor externos. E também podemos usá-lo com sinal de disparo, esse sinal de disparo(trigger) pode ser controlado por um Flip-Flop interno e que impede disparos indesejados
Agora falarei sobre os tipos de temporizadores.
Modo Monoestável
Esse temporizador trabalha com um único estado e possui um capacitor externo que ficar descarregado por um transistor interno.Quando uma tensão menor que um VCC/3 é aplicada na pino 2(trigger)que aplicará um curto-circuito no capacitor externo , assim o sinal da saída ficará em NL1.Quando a tensão do capacitor chegar a 2VCC/3, ele descarregará o capacitor e levando a saída ao NL0.A saída ficaram em NL0 até um novo disparo ocorra.Para impedir disparos indesejáveis devemos colocar o reset no VCC.
Fórmula para o período(T):
T=RxCxln(3) ou T=RxCx1,1.Quando a vários disparos podemos modular a forma do sinal pelo pino 5 e que chamamos de PWM(Pulse Width Modulation) ou Modulador de Largura de Pulso.
Modo Astável
Esse temporizador possui dois estados , mas nenhum é estável.Nesse modo o capacitor(C) será carregando por dois resistores externos(R1 e R2) e será descarregado só por um(R2).Agora o capacitor(C) se descarrega entre VCC/2 e 2VCC/3
Podemos aumentar o NL1 e NL0 através dos resistores que carregam o capacitor
Fórmulas
Tempo de Carga T=0,693(R1+2R2)CTempo Alto TA(NL1)=0,693(R1+R2)C
Tempo Baixo TB(NL0)=0,693xR2xC
Frequência F=1/T ou 1,44/0,693(R1+2R2)C
Nenhum comentário:
Postar um comentário