Novo aqui? Alguns posts que deveria ver:

Temas
Mapa do Blog
Mídias oficiais do Blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Multímetro

Multímetro ou multiteste é o braço direito dos técnicos e também daqueles que estão estudando eletrônica ou algo relacionado com eletrônica. Esse nosso amigo tem três escalas ou funções importantes e que serão apresentadas agora:

  1. Ohmímetro
  2. Utilizado para medir a resistência elétrica. Para medirmos devemos seguir alguns passos:

    • Posição dos cabos: No multímetro haverá o borne V/Ω e nele você deverá colocar, por conveção, a ponta de prova vermalha (positivo) e a ponta de prova preta(negativo) no borne COM.
    • Posição de escala: para verificar resistêcia eletrica, a escala deve estar posicionada na escala Ω. Na hora da medição, para ter um valor preciso, mude a escala até o valor desejado. Caso conheça o valor de resistência a ser medido e a medição será feita apenas para verificar, use a escala imediatamente maior ao valor da resistência. Caso seja um valor desconhecido, mude a escala até obter a medição adequada.
    • Medição e Leitura:Uma das pontas de prova deve estar em um terminal e a outra ponta no outro terminal. Elas devem estar em contato com os terminais e desse modo aparecerá o valor no visor. Lembrando que as pontas de prova devem estar em paralelo com o resistor a ser medido
    • Observações:
      • Resistência elétrica não tem polaridade, portanto não há perigo ao inverter as pontas de prova.
      • Quando estiver medindo resistencia eletrica evitar o contato com os dedos, pois isso pode alterar o valor medido.
  3. Voltímetro
  4. Lembrando que tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos e que sua unidade é o Volts(V). Há dois tipos de tensões: tensão alternada(VAC) e a tensão continua(VDC). A tensão continua é aquela que não muda de polaridade com o tempo, ou seja, sempre apresenta um polo positivo ou negativo. Um voltimetro ideal é aquele que apresenta resistência elétrica infinita, para não interferir no circuito quando estiver em paralelo com os pontos medidos, mas na prática os voltimetros apresentam uma resistência elétrica alta que depende do multímetro. Para medir tensão deve ser seguido os seguintes passos:

    • Posição dos cabos: A posição dos cabos para o voltimetro é a mesma do ohmimetro.
    • Posição das escalas: Você deve selecionar qualquer escala de tensão continua representado por VDC caso queira ler tensão continua e VAC para alternada. Quando estiver com dúvida quanto ao valor medido, coloque na maior escala possíel.
    • Medição e Leitura:As pontas de provas devem estar em dois pontos distintos onde deseja-se medir a tensão, esse valor aparecerá no visor.Lembrando que as pontas de prova devem estar em paralelo com os pontos a serem medidos. Também é importante respeitar a polaridade, alguns multimetros podem até serem danifcados caso não a respeite.
  5. Amperímetro
  6. Vamos relembrar que corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons através de um meio condutor e que sua unidade de medida é o Ampère(A). Como a tensão, há também dois tipos de corrente: alternada (AC) e continua(DC). O Amperímetro ideal para ser usado é aquele que apresenta uma resistência interna nula, pois desse modo não haverá interferência na hora de medir a corrente do circuito, mas na prática apresentam uma resistência interna baixa que depende do multímetro. Para usar a escala amperímetro deve ser feito alguns passos:

    • Posição dos Cabos: o cabo vermelho(positivo) deve ser colocado no borne que esteja a letra "A" com medições de até 2A ou 20A e o preto(negativo) no borne COM.
    • Posição da escala:A escala deve ser posicionada na representação ADC. Para ter um melhor valor representado ,a escala deve ser posicionada em um valor maior possível.
    • Medição e leitura:Para medir a corrente deve-se "abrir" o circuito, ou seja, retirar um terminal do circuito. A ponta de prova vermelha(positiva)deve ser colocada no terminal retirado e a ponta preta(negativa) deve ser colocada em outro ponto.Esse ponto deve fechar o circuito, para que a corrente passe pelo multímetro. Após a medição coloque de volta o terminal de onde foi retirado. Lembre-se de, assim como na escala de tensão, respeitar a polaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário